#Whatahell is hashtag?

Redes Sociais, Tecnologia

Semana passada tive uma crise e não teve post. Tinha uma lista de temas, mas não queria escrever sobre nada que ali estava, aí eu pensei: vou falar sobre hashtags! Mas logo em seguida desisti da ideia por achar que ninguém se interessaria por isso. Qual não foi a minha surpresa quando, no dia seguinte, estava no trabalho batendo um papo sobre redes sociais e minha chefe perguntou: “E o que é essa tal de hashtag?”
Choque. Seria esse um sinal divino me dando carta branca para falar sobre tal assunto? Não sei. Só sei que me deu coragem para seguir em frente e aqui estamos. What a hell is hashtag?

hashtag

Sim, eu quem fiz. Sim, é a minha letra.

A hashtag é marcada pelo símbolo da cerquilha ou jogo da velha, esse aqui: #. E ele serve para marcar a palavra-chave do assunto falado (no caso do Twitter e Facebook) ou fotografado (Instagram). Essa “mania” se tornou popular primeiro no Twitter; era através das hashtags que se formavam os Trending Topics (assuntos mais comentados). Atualmente a palavra não precisa necessariamente vir precedida da cerquilha para se tornar um tópico nessa rede.
No Instagram é uma ferramenta muito usada para se ganhar likes e encontrar outras fotos com a mesma temática que a sua, ou de qualquer tema que você esteja procurando. Inclusive, em sua última atualização, o aplicativo liberou o uso de hashtags com emoticons. Confesso que só usei uma vez… Talvez seja questão de se acostumar e lembrar de usar. Outra novidade que surgiu recentemente: se você começa a digitar uma hashtag na descrição da sua foto, o Instagram mostra quantas imagens existem publicadas com ela. É interessante para se ter uma ideia de qual palavra-chave é mais popular.

Manual de boas práticas
Primeira importante lição: HASHTAG = PALAVRA-CHAVE. Okay? Okay. Elas não foram criadas para enfeitar o seu textinho no Twitter, Instagram ou Facebook. Sinto decepcioná-los, mas elas têm uma função: indexar conteúdo de um mesmo assunto.
#hashtags #não #devem #ser #usadas #levianamente #oucomfrasesinteirasdeumavez ou ainda para iniciar uma frase, como: #Hoje acordei linda.
Sabe o que você está fazendo quando age dessa maneira? (Além de irritar os amiguinhos e fazer papel de bobo da internet, claro.) Perdendo seu tempo e poluindo o seu texto, apenas.

Segunda lição: não utilize acentos ou caracteres simbólicos (?!@$%&). Elas são puras, sem frescuras.

Terceira lição: utilize palavras que façam sentido e realmente se relacionem com o texto ou foto postada. Se seu objetivo é alcançar mais pessoas, tente usar a mesma palavra em inglês também.
Exemplos a seguir: #amor, #amizade, #livros, #foodporn, #fun, #diversao, #natureza, #fotografia, #selfie, #musica, #party.
Amigx, apenas pare: #dodóidecama, #quebreiaunha, #amormaiordomundo, #PensemNisso, #seguindoavidadeadulto. (Tiradas de postagens reais. #PensemNisso!)

Quarta lição: no Instagram, se você gostar de usar todas as palavras-chave possíveis para a sua foto (sou dessas), poste-as em um comentário, não na descrição dela. Nesse espaço limite-se a no máximo três. Como já disse, hashtag polui o texto.

Como encontro esse tal de conteúdo?
Ah sim. Se você é do tipo explorador e gosta de ver o que as pessoas estão fotografando ou postando sobre determinado tema, tanto o Twitter quanto o Instagram tem a sua área de busca. É só digitar a palavra desejada e ser feliz!
Outra opção é “clicar” (ou tocar, no caso do celular) em uma hashtag que você tenha visto ou mesmo publicado. Ela vira um link que te direcionará para outras fotos ou 140 caracteres que também a mencionaram.

Gostaram da aula de hoje? Espero que sim!
Ficou alguma dúvida? Quer sugerir algum post? Entre em contato.

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Rafaela Gomes

    #Vim #aqui #deixar #meu #apoio #sobre… Af muito difícil escrever assim, como conseguem? Eu uso acentos e cedilha nas minhas hashtags, por exemplo #açaí, porque sem acho que não orna sabe?! ahuahauhauahu
    E a gente acaba não tendo noção do quanto de gente que não faz a minima ideia do que é e pra que serve a hashtag, como você disse, alguns acham que é um penduricalho pro texto…
    =D

  • Já cheguei a ver um post inteiro no facebook escrito com #, tipo #hoje #fui #muito #abençoado #porque (…) como disse a Rafa, não sei como conseguem hahaha eu quase não uso e quase não vejo as hashtags, mas dependendo do assunto é bem útil, ainda mais quando você quer acompanhar algum assunto específico (aqui no trabalho usamos bastante)

    Beijo, Ká!

  • Nádia Tamanaha

    #quepostsuperinformativoelegal!!!!!!
    Vontade de mandar o link pra algumas pessoas, pra ver se se tocam hahahaha
    Fora isso, gostei da aula e até não sabia de algumas coisas que você listou!
    Beijos

  • Karolyne Oliveira

    Olha, muito legal! Eu uso o til e a cedilha, não consigo, sinto que escrevi errado se deixar sem… E às vezes escrevi frases pequenas, confesso! Ahaha Mas essa de #escrever #assim #ate #no #meu #face #tem… Isso quando não fecha a frase com a bendita também #…

%d blogueiros gostam disto: