TAG: Hall of Shame Literário

Livros

Faz tempo que não faço uma TAG, não é mesmo? Na verdade fazia tempo que eu não fazia nada aqui no blog e me envergonho profundamente por isso, mas okay. Estou me recuperando!
Quem me indicou na TAG Hall of Shame Literário foi a Ná (que novidade!), do Além do Livro, e ela consiste em nomear 5 livros muito bons ou muito conhecidos que você tem vergonha de não ter lido.

Neste exato momento eu consigo pensar em dois títulos apenas… Vamos ver se outros virão a mente quando começar a escrever sobre os dois primeiros!

Orgulho e preconceito, Jane Austen
É o livro que eu mais me envergonho de não ter lido, porque simplesmente inspirou um dos meus filmes favoritos, e websérie também! O pior é que eu tentei lê-lo duas vezes e a leitura não vinga… É frustrante!!! Eu quero tanto ler a verdadeira e pura história de amor de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy.
Mas eu ainda não desisti, continuarei persistindo e um dia eu sei que chegarei ao final desse livro e vou amar!

O hobbit

O Hobbit, J.R.R. Tolkien
Eu adoro O Senhor dos Anéis e livros de fantasia do mesmo estilo, então não sei porque até hoje ainda não li O Hobbit. Tinha prometido para mim mesma que leria antes de sair os filmes, mas a trilogia veio, se foi e eu nem encostei nele. Será que 2016 será o ano dele? Oremos.

1984, George Orwell
Eu me envergonho de nunca ter lido esse livro por dois motivos principais:
Primeiro: estudei comunicação social por muitos anos e esse livro sempre foi citado por um ou outro professor, mas eu nunca lia nada que os professores indicavam, a não ser que fosse conteúdo de prova ou trabalho. Sou dessas.
Segundo: sou fã de distopias e 1984 é apenas uma das mais antigas, famosas e comentadas de todos os tempos. Shame on me bem grande!

Reparação, Ian McEwanReparação
Em algum momento da vida (2013, maybe) eu li Serena, do Ian McEwan, e adorei. Um livro fantástico e diferente de tudo o que eu estava acostumada a ler na época. No período em que estava andando para todo o canto com esse livro, notei um fenômeno: perdi as contas de quantas vezes eu ouvi “Você já leu/assistiu Reparação? É fantástico”.
Depois de tanto ouvir a pergunta e responder “não”, e ter tido uma experiência positiva com o autor, decidi arriscar a leitura de Reparação. Resultado? Não rolou. Eu acredito de verdade que foi questão de timing e ainda pretendo dar mais uma chance. Mas me sinto envergonhada toda vez que me deparo com essa capa.

O Sol é para todos, Harper Lee
Também conhecido como To Kill a Mockingjay Mockingbird, é um clássico da literatura norte-americana e já foi mencionado em inúmeros livros, séries e filmes ambientados no high school. Ganhador do prêmio Pulitzer, O Sol é para todos é um livro que divide opiniões e já foi banido em diversos estados no país do Tio Sam pela temática abordada. Mas apesar de toda polêmica, ainda hoje é leitura obrigatória para os estudantes americanos na maior parte dos Estados Unidos.
E eu sempre tive curiosidade para saber qual a grande história por trás do livro ganhador de um prêmio tão importante para a literatura e que tanto chocou os conservadores. Era para ter rolado em 2015, mas mais uma vez acabou passando.

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Nádia Tamanaha

    Jane Austen sempre será um buraco na minha vida literária e, sinceramente, eu não tenho esperanças de que isso mude. Reparação eu lamento não ter conseguido ler porque foi a Pri que me deu. 1984 também está na minha lista, O Hobbit não é meu estilo de livro e O Sol é para todos eu li e amei – você esqueceu de dizer que eu e a Rafa te enchemos pra ler, haha!
    Beijos

%d blogueiros gostam disto: