O Projeto Rosie, Graeme Simsion

Resenhas

Título original: The Rosie ProjectProjeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Publicação: 2013 (BRA)
Editora: Record
Páginas: 320
Gênero: ficção, romance, literatura estrangeira
Avaliação: 4 de 5

Sinopse: Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório – um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil -, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras.

O Projeto Rosie foi um caso de amor à primeira vista e à primeira leitura. Primeiro fui conquistada pela capa, que é super fofa e bonitinha, mas ele ficou na minha estante por mais de um ano até que eu tomasse vergonha na cara e o pegasse para ler. Quando comecei, logo nas primeiras páginas eu já estava morrendo de amores por um único e importantíssimo motivo: Don Tillman é a versão literária de Sheldon Cooper. E quem me conhece sabe que eu amo The Big Bang Theory, especialmente o Sheldon.

“Só mais tarde percebi que havia experimentado contato próximo e duradouro com outro ser humano sem me sentir incomodado. Atribuí isso à minha concentração em executar corretamente os passos de dança.”

Don é um estereotipo do super nerd: metódico, cheio de manias e sem a menor habilidade para lidar com as outras pessoas. A agenda dele é meticulosamente cronometrada, minuto a minuto, ele sempre diz a coisa errada na hora errada, não consegue identificar sarcasmo, piadinhas ou ler as pessoas, o que vai render algumas muitas risadas no decorrer da leitura.

“Gene e Claudia tentaram por algum tempo me ajudar com o Problema Esposa. Infelizmente, a abordagem deles se baseava no tradicional paradigma do namoro, que eu já havia abandonado baseando-me no fato de que as probabilidades de sucesso não justificavam o esforço e as experiências negativas.”

Até o dia que ele decide que deseja casar e viver sua vida ao lado de outra pessoa. E como ele vai conseguir tal proeza? Reservando algum tempo na sua agenda para se dedicar ao Projeto Esposa. E é a partir daí que toda a história começa a se desenvolver.
Leve e divertido: é dessa forma que defino O Projeto Rosie. A narrativa do autor australiano é bem fluída e antes que você perceba, já leu 50 páginas. Os personagens principais e com maior destaque (Don, Rosie, Gene e Claudia) são bem desenvolvidos e explorados; e durante a leitura, de quebra, você aprende alguns fatos científicos.

“- Completamente inadequada. Mas ela é extremamente atraente. Se eu tivesse de fazer sexo sem compromisso com alguém, ela seria a candidata perfeita. Ela também não tem nenhum envolvimento emocional comigo.
– Então por que tanto estresse? – indagou Gene. – Você já transou antes?
– É claro – respondi. – Meu médico é completamente a favor.
– As fronteiras da ciência médica – disse Gene.
Ele provavelmente estava fazendo uma gracinha. Acho que o valor do sexo regular é conhecido há algum tempo.
Expliquei melhor:
– É que acrescentar uma segunda pessoa torna o procedimento mais complicado.”

Como não amar o Don e compará-lo ao Sheldon?! Mas como, depois de tanto amor da minha parte, o livro acabou com 4 estrelas? O final tem um pequeno defeito: é corrido. Tudo se resolve fácil e rápido demais. Não aguento quando os autores fazem isso. A sensação é que ele fez uma bolinha de papel e jogou na minha cara: “Toma aqui o seu final, agora fecha esse livro e vai fazer outra coisa. Cansei.” Mas mesmo assim vale a pena e eu recomendo!

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Ainda não acabei mas vale comentar que tô amando <3 Como te falei, a primeira pessoa que lembrei foi o Sheldon. Já dei risada nas primeiras páginas quando encostam nele e ele entra em choque hahahhaha
    Beijo Ká

  • To louca pra ler esse livro!

  • Simm… como GOSTEI desse livro!
    Ele me pegou de jeito e com isso, qualquer livro que o autor lançar, comprarei sem pensar.

%d blogueiros gostam disto: