Manual prático do Snapchat

Snapchat. Do inglês “snap”: mover rapidamente, e “chat”: comunicação online em tempo real. Se você tem um smartphone e menos de 35 anos, com certeza já ouviu ou viu esse nome em algum lugar. Mas afinal, o que é isso?

Eu no Snapchat

Eu no Snapchat

O Snapchat foi criado em 2011 como um trabalho de faculdade dos seus fundadores. O aplicativo, disponível para iOS e Android, começou a ganhar popularidade entre os jovens em 2013. Hoje já é febre nos Estados Unidos e está cada vez mais ganhando público no Brasil, e incluindo pessoas com 25+ em sua rede de usuários.

A grande sacada desse aplicativo é que ele não armazena nada do que é enviado. Se você enviar uma mensagem de texto, ela some depois de ser lida. Vídeo? Só fica na tela pelo tempo que ele dura, depois já era. Imagens podem ser programadas para aparecerem na tela por até 10 segundos. Resumindo: você tem uma única chance de ver o que lhe foi enviado. Aproveite!
Nessa singela explicação, deu pra somar os ingredientes e entender a matemática da coisa? Hein? Hein? Hein? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO? Okay, eu conto…

NUDES!!
O Snapchat é o app perfeito para a distribuição de nudes. Por isso sua grande popularidade entre o público adolescente. Eu sei que alguém vai falar “Mas Karina, ele pode não armazenar, mas o que você me diz sobre as screenshots?” Sim, esse é um risco que a pessoa corre, porém o Snap avisa o remetente se o destinatário “printar” a tela. A pessoa não vai poder fazer nada além de armar um barraco, mas pelo menos ela vai saber quem foi se a imagem aparecer por aí.
Por isso, meus jovens, sejam inteligentes… Nudes são enviados por 2 ou 3 segundos no máximo, tá bom?

Tá certo, mas como funciona?
As funcionalidades do app são bem interessantes, apesar de parecerem um tanto confusas num primeiro momento. Para começar, você precisa manter o dedo pressionado na tela para poder visualizar imagens e vídeos (agora não precisa mais ficar segurando, basta tocar uma vez!). Se tirar o dedo, a coisa some, mas o tempo continua a correr e se você não viu, perdeu.
O app já abre na tela para você fotografar ou filmar. Ela é assim:

Um snap enquanto preparava esse post

Um snap enquanto preparava esse post

Aí você pode fazer algumas coisinhas. No ‘x‘ você descarta a imagem/vídeo; no ‘T‘ adiciona texto e emoticons com um número bem limitado de caracteres, toque uma segunda vez para o texto ficar maior (como nessa imagem) ou manipular o emoticon (como na imagem de abertura do post); também dá para rabiscar a imagem livremente usando o dedo e muda a cor naquela canetinha ali em cima; na parte debaixo você determina por quanto tempo a imagem será mostrada; o segundo botão é para salvar a imagem no seu celular; o sinal de ‘+‘ envia seu snap para a sua story (tudo o que for para a story fica disponível para que todos vejam por 24 horas, depois ela some, mas enquanto isso seus contatos podem vê-la quantas vezes quiser); enquanto a última seta te direcionará para a sua lista de contatos, para você escolher quem vai receber sua criação por mensagem privada. Entenderam? Agora foi adisionado um botão apenas para emoticons, assim vc pode adicionar quanto emoticons você quiser, independente do texto!!! Melhor atualização!
A partir dessa tela se deslizar de cima para baixo, você verá o seu “perfil” e terá a opção de adicionar novos contatos.

Me adicionem!

Me adicionem!

Deslizou para a direita, aparecerá os contatos para quem você já enviou ou recebeu snap. Toque duplo em cima de um nome para mandar um snap para ele, deslize para a direita em cima do nome para mandar mensagem de texto.

Chats

Deslize para a esquerda para visualizar as stories dos seus contatos (e a sua!). Pressione o nome do contato para ver suas stories.

Stories

Está na tela de stories? Deslize de novo para a esquerda e veja o Discover, que são revistas eletrônicas de canais/marcas famosas.

IMG_1680

Esse foi um manual básico para que você se sinta mais familiarizado e entre nessa sem medo. Se você for curioso, vai acabar descobrindo alguns truques. E cuidado: Snapchat pode causar dependência e aflorar um lado até então desconhecido!
Ainda tem dúvidas? Pode deixar nos comentários ou entre em contato como preferir. Ficarei feliz em ajudá-los!

Vou deixar aqui minhas dicas de Snappers ou Snapchatters famosos e bacanas para vocês adicionarem e curtirem as stories diariamente!

caseyneistat - O cara é bom

caseyneistat – O cara é bom

dinfontay - Muitas risadas

dinfontay – Muitas risadas

jaredleto - Sem mais

jaredleto – Sem mais

jeromejarre - O cara do Vine

jeromejarre – O cara do Vine

nowthisnews - Notícias rápidas

nowthisnews – Notícias rápidas

shonduras - Engraçado e um artista

shonduras – Engraçado e um artista

snapper hero - Snapnovela produzida pelo Shonduras

snapper hero – Snapnovela produzida pelo Shonduras