Como eu leio?

Livros

Olá, pessoal!

Muita gente que eu encontro por aí nessa vida me pergunta como eu leio tanto, porque elas queriam conseguir ler mais e melhor, mas não sabem como. Não encontram tempo, lugar, livro, sentem sono etc.
Primeiro quero deixar claro que não tem fórmula secreta para isso. É algo totalmente pessoal e muitas vezes o que funciona para mim, não vai funcionar para outras pessoas por N razões. Então, cabe a cada um aderir ao que for melhor para a sua rotina e/ou fazer as adaptações necessárias se quiser.

como eu leio

A primeira dica é querer. Já dizia o ditado: quem quer, faz acontecer. A isso acrescente o gostar, claro! Eu sempre disse que não existem pessoas que não gostam de ler, apenas aquelas que ainda não descobriram seu livro favorito. Eu ainda acredito nisso.
Gostar de ler não significa que você precisa ler um livro ou mais por semana, só precisa ter a vontade de pegar algo para ler vez ou outra.

Como? Sentado, de pé, reclinado, correndo na esteira/bicicleta… A única recomendação é nada de ler deitado na cama. Já foi provado cientificamente que ler deitado dá sono; então, a não ser que seja essa sua intenção, sente!
Eu gosto de ler ouvindo música. Geralmente, é a melhor maneira de eu entrar profundamente na história. Televisão e pessoas conversando me distrai demais (agora, por exemplo, estou mais assistindo Encontro de amor do que escrevendo esse post. Calma que acabou e estou chorando). Como a TV e pessoas me incomodam e a música, não? Eu consigo me desligar da canção, como se fosse um som ambiente que fica lá tocando. Na maioria das vezes, se você me perguntar o que eu estava ouvindo logo antes de fechar o livro, eu não vou saber responder.
Já com pessoas falando, meu ouvido imediatamente foca no diálogo e eu perco a concentração na leitura. Porém, dependendo do livro, preciso de total silêncio, e isso só acontece quando estou lendo em casa, o que é raro.

lendo dormindo

Onde? Eu passo muito tempo no transporte público, então é onde eu mais consigo ler, com exceção do ônibus, porque eu passo mal. Em segundo lugar, minha casa, quando eu estou determinada. Salas de espera de consultórios/laboratórios são uma ótima pedida também… Eu, particularmente, não consigo. Elas funcionam como um sonífero para mim e o sono me impede de ler qualquer coisa, até o celular. Se você vai para o trabalho dirigindo tem a opção do áudio-book, mas também pode aproveitar outras oportunidades para ler, como no trabalho ou escola/faculdade, durante um intervalo, na fila do banco/correio/serviço público, no banheiro. Resumindo, em qualquer lugar onde você não tem nada para fazer e o sinal do 3G é péssimo.

Quando? O onde e o quando andam juntos, né?! Indo para o trabalho ou escola/faculdade, na hora do almoço ou do café, no intervalo da novela ou qualquer outro programa que você esteja assistindo, em qualquer momento que você esteja livre e com seu livro a mão.
Muita gente gosta de ler antes de dormir para ajudar a pegar no sono, ou para virar a noite e terminar o livro. Isso é algo que não funciona muito bem para mim, pois eu morro de sono, a leitura não rende e geralmente não leio mais do que 5 páginas. Virar a noite é algo MUITO difícil de acontecer comigo, mas quando estou para terminar um livro bom demais, eu resisto e luto contra o sono. Só preciso aceitar as consequências no dia seguinte (zumbizando total)!

lendo sentada

Traçar metas de leitura pode te dar motivação, mas acho que só funciona quando você já é um leitor assíduo. Caso contrário, pode acabar tornando a leitura obrigatória e chata e você vai acabar criando um trauma ao invés de um hobby.
Eu já disse e repito: não existe fórmula secreta para se ler mais e melhor. O hábito da leitura é algo que se adquire naturalmente, mas ainda acho que o maior segredo é descobrir o que você gosta de ler. Depois disso, nada vai conseguir ficar entre você e o seu livro, qualquer hora vai ser hora e você vai ver como sempre teve algum tempo, nem que seja 30 minutos por dia. Acredite!

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

FACEBOOK ♥ TWITTER ♥ INSTAGRAM

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Livros e Versos

    Oi Ká
    Menina ultimamente minha vida anda tão crazy que até tempo pra ler ta curto 🙁 mas sempre leio no intervalo do almoço no trabalho, e antes de dormir. Nem que seja um pouquinho mas eu tento ler no dia, se o livro for muito bom eu passo a noite toda lendo e depois to zumbi também hahahhahaha

    bjiss

    @JairaLine

  • Acho que ler é realmente algo muito pessoal. Eu sempre gostei, porque desde que me conheço por gente era viciada em fingir ler, depois que aprendi, era viciada em gibis. Passei um hiatus por causa da faculdade, mas em 2012 voltei com força total. Então foi mais de determinação de querer ler e melhorar meu vocabulário etc. Enfim, eu sempre digo que não troco minha leitura no transporte público pelo carro porque é um tempo muito bom de ficar comigo e imersa em um mundo diferente =D

    Beijo, Ká!

%d blogueiros gostam disto: