Como me organizo com o blog?

Anything, Projetos

Na verdade, o melhor título para este post seria: Como eu tento me organizar com o blog. Porque eu tento, faço todo um planejamento e digo que vou seguir a risca e nada vai ficar para a última hora, mas no fim não é bem assim que acontece. Nunca é, não é mesmo?

Quando eu decidi reformular o blog, estudei bastante duas apostilas das meninas do blog A Beautiful Mess: Blog Life e Blog Design Love 2.0. o primeiro foca no conteúdo, enquanto o segundo é sobre layout, aparência. É um material caro, mas se você está disposto a levar seu blog a sério, eu recomendo bastante.

Enfim, uma das dicas dada durante o curso é: programe seus posts com um mês de antecedência. Isso quer dizer que em outubro eu deveria estar escrevendo os posts de novembro. Para mim, seguir isso era muito importante, pois foi deixando tudo para última hora que acabei deixando o blog abandonado. Eu consegui seguir isso direitinho, nos dois primeiros meses. No momento em que escrevo isso, já estou atrasada. Shame on me.

planner mensal

Ferramentas de trabalho

Para me organizar com o blog não utilizo nenhum meio digital. Prefiro lidar com tudo no papel, não sei o porquê, mas acho que fica mais fácil para eu conseguir visualizar o que eu tenho para fazer e reorganizar quando necessário (quase sempre).

planner erin condren

Nesse ano, estou utilizando dois materiais principais: meu planner e um caderno que eu transformei num blog planner. No primeiro, eu anoto meus compromissos pessoais e a minha programação para escrever os posts, tirar foto, editar, quando vai ser publicado, essas coisas. No segundo, eu mantenho todas as informações do blog como redes sociais, dados de servidor, paleta de cores, fontes utilizadas, ideias de posts/vídeos e, claro, a agenda e controle editorial.

agenda editorial

Para o ano que vem vou seguir a mesma fórmula, mas utilizarei um meio diferente… Mostrarei isso em um post futuro.

Eu tentei usar um blog planner digital, mas não tive sucesso. Definitivamente, eu preciso do papel, caneta e lapiseira para conseguir me organizar. Confesso que adoro fazer frescurinhas. Tanto que eu tenho todo um sistema de cores que uso no planner.

legenda planner

Dentro do WordPress

Para me organizar depois que os posts já estão digitados e formatados dentro do WordPress, eu baixei um plugin chamado WordPress Editorial Calendar. Ele fica dentro da parte de posts e nada mais é do que um calendário com todos os seus posts agendados.

Ele é super simples de usar, com um mecanismo de clica, segura e arrasta. Então você consegue mudar suas publicações de um dia para o outro, apenas arrastando. Além disso, você pode pedir para mostrar os seus rascunhos e, a partir dali, arrastá-los para uma data, fazendo assim o agendamento automático. Quando você clica em cima de algum post, você também pode optar por editá-lo.

calendario-wordpress

Muito prático e ótimo para se ter uma visão geral do mês, visualizar os dias que ainda precisam ser preparados, reagendar outros. Eu super recomendo!

E vocês, blogueiros que me acompanham, como vocês se organizam?



ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E ASSINE A NEWSLETTER!

FACEBOOK  TWITTER  INSTAGRAM  SNAPCHAT

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Teu planner é um Eric Condren? QUE LINDO!! Eu tenho uma kikki k que uso pra tudo (blog, trabalho e vida pessoal) cada divisória uma coisa <3 Daí sempre anoto todos os posts do mês com antecedência mesmo!

    Beijão,
    Quase Mineira

%d blogueiros gostam disto: