Clube de Leitura

Livros, Projetos

Em maio deste ano, rodou uma matéria do Estadão ou Folha, não lembro, pelo Facebook, falando sobre o Clube de Leitura da Companhia das Letras e eu li.

Sempre achei legal a ideia de participar de um “clube do livro”, onde todos podem falar o que achou do livro que todos leram. Além de ter a oportunidade de conhecer pessoas que também gostam de ler junto com novos títulos e autores.

Então, eu fui checar a lista de clubes e encontrei um que ficava perto e com fácil acesso para mim. Entrei em contato com a mediadora do grupo, me informei sobre o livro do mês e local da reunião e fui.

Como eu já disse, sou tímida e quando estou no meio de muitas pessoas desconhecidas, só de pensar em falar algo, já tenho taquicardia e suadouro. Terrível. Então, eu acabo não falando muito, mas ouvir a opinião dos outros já conta.

clube-de-leitura

Os participantes do clube de leitura não seguem um esteriótipo. Você encontra pessoas de todas as idades, de tudo quanto é tipo e das mais diversas profissões.

Leitura Coletiva X Clube de Leitura

Há algumas semanas eu fiz um post falando sobre leituras coletivas, que é diferente de participar de um clube do livro por diversos motivos. Vou listá-los:

  • Enquanto numa leitura coletiva você se junta com os amigos que querem ler o mesmo livro que você, no clube de leitura, todos os membros têm o direito de indicar um livro, depois acontece uma votação e o título mais votado será o lido do mês;
  • Quando você se compromete com uma leitura coletiva, é óbvio que você lerá o livro, de preferência nos prazos estabelecidos. No clube do livro, se a obra escolhida não te interessou, você não precisa ler, nem participar da reunião. Não há cobranças ou obrigações;
  • A questão do prazo é outra diferença. Geralmente, na coletiva, são estipuladas páginas ou capítulos por dia, a fim de que se termine o livro juntos em alguns dias, ou uma semana. No clube, o prazo é o dia do próximo encontro, então tem um mês todo, quase, pela frente;
  • Divergências de opiniões sempre aparecerão, tanto numa leitura coletiva quanto num clube do livro. Porém, em um grupo mais amplo e com maior diversidade de pessoas, as chances dessas diferenças aparecerem, e de elas serem maiores, são grandes. E você precisa saber lidar com isso. Entre amigos, geralmente, esses casos são mais tranquilos.

Quero participar!

Para saber quais os clubes de leitura disponíveis perto de você, acesse o site da Companhia das Letras.

Antes de se dirigir para um encontro, não deixe de entrar em contato com o mediador responsável para confirmar livro, data e local, pois muitas vezes ocorrem mudanças por algum motivo.

Vocês participam ou já participaram de algum Clube de Leitura? Me conte nos comentários!



ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E ASSINE A NEWSLETTER!

FACEBOOK  TWITTER  INSTAGRAM  SNAPCHAT

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Lilian S. Cardoso

    Eu estava órfã de clube do livro e vem esse seu post e me motiva a participar de um novamente! <3 Obrigada pela dica, Ka! Vou procurar um que seja de fácil acesso e participar 🙂

    • Oba!! Que bom que o post te motivou… Espero que vc encontre algum que dê para participar!! =)

  • Carolina

    A gente sempre vê esses clubes em filmes e parece um porre. Mas não é que me interessei? Bem vou procurar saber mais a respeito! <3

    http://www.carolvayda.com.br

%d blogueiros gostam disto: