As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky

Resenhas

Título original: The perks of being a wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Publicação: 2007 (BRA), 1999 (USA)
Editora: Rocco
Páginas: 224
Gênero: ficção, YA
Avaliação: 5 de 5 estrelas

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

As vantagens de ser invisível era um livro que eu estava prometendo a mim mesma que iria ler há muito tempo, mas como eu assisti o filme acabei deixando para lá. Até que recentemente um dos meus alunos de inglês pediu indicação de um livro que fosse fácil de ler e a Rafaela me deu a dica desse. Finalmente chegava o momento em que eu leria esse bendito!
E gente, que livro fantástico! A história é, de uma certa forma, tensa, mas contada com uma delicadeza absurda através de toda inocência de Charlie.

“[…]as much as I don’t understand my mom and dad and as much as I feel sorry for both of them sometimes, I can’t help but love them very much.”

O livro é narrado pelas cartas de Charlie para um amigo misterioso. Ele conta sobre o seu dia a dia, sua família, amigos, escola, batalhas internas e sobre coisas que já passaram. Sua narrativa é tão simples, sincera e inocente, que se ele não falasse sua idade você poderia pensar que a história está sendo contada por uma criança de 10 anos.
Eu não sei descrever o porquê, mas isso me entristeceu em alguns momentos. Talvez eu tenha pena do Charlie, mesmo sabendo que não deveria. Também notei que em algumas situações, quando geralmente eu sentiria raiva do personagem, por ele estar agindo daquela maneira, eu não consegui sentir isso com o Charlie.

“[…] we accept the love we think we deserve.”

As vantagens de ser invisível é um livro sensível e mexe com o leitor, do começo ao fim. A narrativa de Chbosky é simples e profunda e a leitura flui super bem.
Livro mais do que recomendado para todo mundo. De verdade. Todos deveriam ler esse livro!

“Old pictures look very rugged and young, and the people in the photographs always seem a lot happier than you are.
[…] I just hope I remember to tell my kids that they are as happy as I look in my old photographs. And I hope they believe me.”

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

FACEBOOK ♥ TWITTER ♥ INSTAGRAM

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

  • Rafaela Gomes

    Ahhh eu amo tanto esse livro! E eu amo tanto o filme!!
    Sinceramente não sei qual o melhor, até porque a adaptação é bem fiel e não deixa nada a desejar, fora a trilha sonora que é maravilhosa!
    Eu tinha salvo um quote do livro sobre os amigos mas eu perdi 🙁 era uma frase bem bacana que ele falava sobre a Sam e o Patrick!
    E que bom que você gostou!
    =D

  • Nádia Tamanaha

    Eu comprei esse livro em 2013 porque estava barato. E não apenas achei fantástico, como também foi aquele livro que você na hora em que está precisando exatamente daquilo que está escrito, sabe? Por isso, não sei se um dia terei coragem de relê-lo, porque gosto de pensar que ele foi um livro certo para um momento certo. De qualquer forma, sempre o guardarei em um lugar especial do meu <3

%d blogueiros gostam disto: